Couro cabeludo: principais erros que cometemos e dicas para recuperar a saúde do seu

Cuidar do couro cabeludo é tão importante quanto cuidar dos fios, já que essa região é a base para o crescimento e saúde capilar.
Um couro cabeludo saudável proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento de cabelos fortes, evita problemas como caspa e oleosidade em excesso, e contribui para a prevenção da queda capilar.
Conheça os principais erros que você pode estar cometendo e como contornar esse problema para um couro cabeludo mais saudável.
Boa leitura!

1- Lavar o cabelo com água muito quente

Lavar o cabelo com água muito quente é um erro comum que pode ser prejudicial ao couro cabeludo. Isso porque a água quente pode retirar a camada protetora de óleo natural do couro cabeludo, deixando-o seco e sensível.
Além disso, o calor excessivo pode causar danos aos folículos capilares, resultando em cabelos fracos e quebradiços.

Como lavar o cabelo corretamente?

Para evitar danos ao couro cabeludo, é aconselhável lavar o cabelo com água morna. A temperatura morna ajudará a limpar o couro cabeludo e os cabelos adequadamente, sem retirar excessivamente os óleos naturais.
Além disso, a água morna também estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo um ambiente mais saudável para o crescimento dos fios.

2. Coçar excessivamente o couro cabeludo

Você costuma coçar muito a cabeça? A coceira no couro cabeludo pode ser causada por várias razões, como ressecamento, caspa ou até mesmo alergias.
Infelizmente, coçar excessivamente pode agravar a situação, causando feridas no couro cabeludo e favorecendo infecções bacterianas. Principalmente se suas unhas são grandes.

Como tratar a coceira no couro cabeludo?

É preciso identificar a causa da coceira para iniciar o melhor tratamento. Se for caspa, por exemplo, utilize um shampoo anticaspa adequado para tratá-la.
Se a coceira persistir, consulte um dermatologista para avaliar possíveis alergias ou problemas mais sérios.
Veja também: Terapia Capilar: tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento mágico!

3. Escovar errado o cabelo, usando um pente inadequado

A forma como você penteia o cabelo pode irritar o seu couro cabeludo, bem como o tipo de pente que você usa.
Escovas com cerdas muito duras ou escovar o cabelo de forma agressiva podem levar à quebra dos fios e irritação no couro cabeludo.

Qual o jeito certo de pentear o cabelo?

Usando uma escova com cerdas suaves ou então pente de madeira com dentes largos, você deve pentear o cabelo começando pelas pontas subindo gradualmente às raízes conforme desembaraça.
Mas sempre com delicadeza para não machucar o couro cabeludo.

4. Não esfoliar o couro cabeludo

Muitas pessoas nunca ouviram falar que devem esfoliar o couro cabeludo. É o seu caso?
Pois então saiba que fazer isso regularmente é fundamental para remover as células mortas e o acúmulo de resíduos que podem acabar obstruindo os folículos capilares.

Como esfoliar o couro cabeludo?

Uma vez por semana, use produtos específicos para esfoliação capilar ou faça uma mistura caseira com ingredientes como açúcar mascavo e óleo de coco.
Massageie suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares para obter os melhores resultados.

Conclusão

Viu só como a forma que você cuida ou não do seu couro cabeludo pode impactar na saúde e aparência dos seus fios? Então siga as dicas que apresentamos aqui para não cometer mais esses erros!
Além disso, conhecer o seu cabelo e as necessidades específicas dele pode ajudar você a entender melhor o que deve fazer para ter um cabelo bonito, forte, saudável e brilhante. Veja mais em nosso blog!